quarta-feira, agosto 18, 2010

O Brasil precisa de mais educação

A eleição de 2010 definirá a continuidade ou o retrocesso nas mudanças estruturais iniciadas pelo governo LULA com a nova política de desenvolvimento nacional com valorização do trabalho. Porém, nenhum projeto de desenvolvimento se sustentará sem investimento maciço em educação.
Hoje o Brasil cresce e se desenvolve, mas, para continuar nesse rumo precisará de jovens, homens e mulheres, qualificados para assumir as oportunidades criadas por esse novo ciclo.
Nosso sistema educacional é o lugar para gerar essa qualificação, mas, para cumprir esse papel , será necessário mudá-lo.
Dois fatos importantes apontam neste sentido: A realização da conferência nacional de educação e a nova regulamentação da exploração do petróleo com a descoberta do pré-sal.
O centro da conferência foi a construção de um sistema nacional articulado, regulamentação do ensino privado, valorização dos profissionais, formação inicial e continuada e o financiamento do sistema para os próximos dez anos.
Com a descoberta do pré-sal é imperativo garantir na nova regulamentação, sem redução das receitas já existentes, o financiamento necessário para aumentar a qualidade do ensino em todos os níveis.
Os profissionais da educação e a juventude, unidos com outras categorias profissionais, precisam eleger Dilma presidente e parlamentares comprometidos com essa causa.

Nenhum comentário: