quarta-feira, agosto 18, 2010

A História de JC Madureira

Nascido em São Cristóvão, carioca da gema, José Carlos Madureira começou sua vida política no Méier, nas manifestações contra o aumento abusivo das mensalidades escolares e não parou mais. Fundou o grêmio estudantil Nelson Mandela em sua escola, atuando na zonal Méier da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio (AMES). Ingressou da União da Juventude Socialista (UJS) na luta pela aprovação do voto aos 16 anos e na organização da primeira campanha de alistamento eleitoral em 1988.


Do Governo Collor até o de Fernando Henrique, JC Madureira sempre se posicionou contra as privatizações das estatais brasileiras, defendendo a Petrobrás, Furnas, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Vale, Telebrás entre outras. Já nesta época era contra a introdução das concepções e gestões privatistas na educação pública.

Participou da ECO-92 (conferência internacional do meio ambiente), no Rio de Janeiro, organizando a Tenda da Juventude e as manifestações juvenis mais avançadas naquele momento.

Em 1992, como presidente estadual da UJS, ficou a frente junto com Lindberg Farias, nas mobilizações dos Caras Pintadas pelo Fora Collor. No ano seguinte, já na direção nacional da UJS, organizava as manifestações para defender a instalação da CPI dos Anões do Orçamento e a campanha nacional contra a redução da maior idade penal.

Tornou-se membro do DCE-UFRJ e do conselho universitário em 1998, participando das manifestações em defesa da democracia e da autonomia universitária contra o golpe de FHC e Paulo Renato que não empossou o candidato vencedor da eleição para reitor, Aloísio Teixeira, nomeando em seu lugar o concorrente derrotado nas urnas. Trabalhando sempre em unidade com as diversas correntes de pensamento progressista, ajudou a construir o movimento de ocupação da Reitoria exigindo a saída do interventor.

Logo que se tornou professor de sociologia da rede pública não perdeu tempo e já se apresentou para defender a educação e os profissionais que nela trabalham, onde logo se destacou como liderança do sindicato de profissionais de educação do estado do Rio de Janeiro.

Fundador do sindicato dos sociólogos do estado do Rio de Janeiro, compondo também sua diretoria, participou incansavelmente pela implementação da sociologia e filosofia no ensino médio.

Não vacilou no debate sobre os rumos do movimento sindical brasileiro e participou da fundação da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), sendo eleito para executiva estadual do Rio de Janeiro.

Atento aos acontecimentos de sua época, passa a estudar e observar a importância dos meios de comunicação e a necessidade de sua democratização. Com esse espírito foi eleito para diretoria da Tv Comunitária RJ.

Candidato pela primeira vez e de ficha limpa, acredita que o Brasil entrou em um novo ciclo desenvolvimentista e caminha para dar um salto civilizatório. Avalia ser muito importante eleger em 3 de outubro, muitos senadores e deputados progressistas para manter o Brasil no caminho das mudanças. É com esta compreensão que dispôs o seu nome para concorrer a uma vaga de deputado federal pelo PCdoB.

Na sua trajetória não encontramos duvidas, nem vacilação. Escolheu seu lado desde quando freqüentava os bancos escolares. Nele, encontramos firmeza, ousadia, determinação, respeito a diferença, capacidade de diálogo e rumo claro.

Nenhum comentário: