segunda-feira, setembro 10, 2012

O artigo de FHC e as eleições 2012 - 1°Parte


Fiquei refletindo sobre o artigo de FHC, atacando a herança do governo LULA, publicado no jornal O Globo e no Estadão, semana passada, e sobre a resposta da Presidente Dilma. Minha indagação do por que FHC teria assumido tal papel, começou a encontrar respostas não no artigo em si, mas na tentativa de interpretação do texto, examinar melhor sobre as entrelinhas e  o sentido geral do fato.
Observando o quadro das eleições nas capitais, em particular de São Paulo, é fácil perceber porque FHC entrou na disputa aumentando o grau de ataque ao PT.
Em SP, o crescimento de Russomanno (PRB), o crescimento de Haddad  (PT) e a queda de Serra(PSDB) apontam uma tendência dos TUCANOS estarem fora do 2°turno, ou seja, fora da disputa da principal capital do país. Outra observação interessante é o quadro das disputas nas outras capitais. Onde o PSDB disputa para ganhar?
A politica nacional, nos últimos 18 anos, esteve marcada pela polarização tucanos x petistas. As eleições municipais de 2012 começam a desenhar um novo quadro politico, uma nova polarização.
Uma vez se confirmando as tendências das pesquisas no dia 07 de outubro, a polarização não será mais com o PSDB e sim com os partidos da base de sustentação.
Ainda que PSDB e DEM elejam prefeituras pelo país, a derrota nos principais centros políticos cria as condições para construção de outro eixo de polarização. Pela esquerda o crescimento do PSB, do PCdoB e do PDT, não incomodará apenas a direita, mas também ao próprio PT. A polarização PSDB x PT interessa aos tucanos, assim como interessa também ao PT. Continua...

Nenhum comentário: