domingo, setembro 25, 2016

MANIFESTO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

MANIFESTO DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

Por que apoiamos JANDIRA FEGHALI para Prefeitura do Rio de Janeiro ?

Porque acreditamos no seu compromisso com uma nova política educacional que dialogue com a sociedade colocando a escola a serviço de uma “Educação Pela Paz”, que resgate permanentemente o valor da democracia, que leve em consideração a vivência dos alunos e suas famílias, trabalhadores e trabalhadoras da educação e toda comunidade em suas práticas, culturas e histórias de vida.
Não podemos reproduzir mais, aqui no Rio de Janeiro, a velha escola. É necessário apontar para um novo projeto que se caracterize pela indissociabilidade entre o diálogo permanente com a comunidade, a democratização da gestão escolar e a valorização dos profissionais de Educação.
            Uma escola que combata o obscurantismo e o tolhimento das liberdades individuais e coletivas; que garanta a livre ação de educar de seus profissionais e que enfrente as tentativas de destruição do ensino pública, uma escola sem mordaça.
Apoiamos Jandira, porque, assim como ela, defendemos uma educação que valorize as diferenças e prepare as crianças, os jovens, e os adultos para a vida em sociedade; para o resgate das vivências dos alunos, suas famílias e das comunidades onde vivem. Defendemos o aprendizado que interpreta, constrói e inova; que fortalece os sentimentos de pertencimento, de liberdade, de curiosidade, de inconformismo e de luta pela Paz. E Jandira defende essa educação inclusiva!
Estamos com Jandira, por acreditar que nossas escolas devem estar voltadas para valorização da vida e preservação do meio-ambiente, o reconhecimento e respeito à diversidade étnico-racial, cultural, religiosa, de gênero e de pessoas com deficiências e de valorização da cultura da paz.
Jandira tem afirmado que acredita numa nova escola que mobilize famílias, comunidades escolares e a população pela qualidade da educação; que faça de cada unidade escolar - através da integração entre as diversas secretarias de governo, entidades dos movimentos sociais, e organizações da comunidade - um Centro de Acolhimento, Convivência Cívica e Social, Desenvolvimento e Atendimento Comunitário, em especial da mulher adolescente.
            Em seu programa, está explícito o compromisso em garantir as eleições diretas por chapa de diretores e vice-diretores, interligada ao projeto político-pedagógico-administrativo e cultural da escola, com a participação de todos os segmentos da comunidade escolar; o que significa acreditar no fortalecimento dos Conselhos de Escola por meio de processos de formação de Conselheiros; assim como na implementação do orçamento participativo no âmbito da gestão escolar. Uma afirmação de democracia na participação no Conselho Municipal de Educação, tornando-o um instrumento permanente de dialogo na definição de políticas para a educação no município. No seu programa está a criação, em todas as nossas unidades escolares, , de Centros Permanentes de Atendimento a Mulher, com apoio humanitário, psicológico, jurídico e de capacitação profissional. É uma meta aumentar o numero de creches e EDIs, e ampliar seu atendimento para o horário da noite em regime comunitário, visando atender as crianças cujas mães ou responsáveis necessitem trabalhar ou estudar nesse período; assim como estender o horário de atendimento e guarda às crianças do ensino fundamental em igual situação, otimizando o uso noturno das nossas escolas e buscar a universalização do horário integral, potencializando as atividades curriculares e extracurriculares, garantindo alimentação condizente. Atenção especial merecerá a Educação Especial, com ampliação, modernização e humanização do atendimento.
            Jandira Feghali se compromete ainda em promover encontros com artistas locais, fazendo do espaço escolar um local de permanente valorização e aprendizagem da cultura popular. Mas, também, incentivar a visita aos diversos espaços culturais e de lazer da Cidade, garantindo transporte gratuito para esse fim para alunos, seus responsáveis e aos trabalhadores da educação.
            Jandira expôs em seu programa que o reconhecimento e a garantia de direitos dos trabalhadores da educação são condições necessárias à construção da proposta político-pedagógica do município. Daí, além da recuperação e modernização dos espaços de ensino e aprendizagem, a Secretaria Municipal de Educação, juntamente outros órgãos da prefeitura, deverá ter como compromisso a formulação de políticas de afirmação do trabalho dos docentes e dos demais servidores. Haverá de priorizar a melhoria das condições de trabalho, o estimulo à formação continuada, a revisão dos Planos de Carreira, bem como o acesso aos cargos por meio de concursos públicos e sufrágios diretos. Mais, sendo uma categoria majoritariamente composta por mulheres, desenvolver programas e projetos específicos que lhes garantam igualdade de condições aos demais colegas em todas as situações.
            Por tudo isso, sua experiência de vida publica, seu comprometimento com as lutas populares e sua intransigente defesa da democracia e dos direitos das pessoas, estamos com Jandira Feghali para prefeitura do Rio de Janeiro.
Junte-se a nós!
           
 José Carlos Madureira - Diretor da Regional 1 do SepeOswaldo Teles - Presidente do SINPRO-Rio
Jayran Uchoa - Diretor do SINPRO-Rio
João Jorge de Araújo - Diretor do SINPRO-Rio
Luiz Henrique Bandeira - Diretor do SINPRO-Rio
Márcio Franco - Diretor do SINPRO-Rio
Marco Tulio Paolino - Diretor do sepe sinpro e cut-rio
Lívia Fonseca - Diretora do Sepe Central
Maria José da Conceição Lourenço - Diretora da Regional 6 do Sepe
Walter Cecchetto - Diretor do Sindpefaetec
Luiz Edmundo Aguiar - Ex-Reitor do IFRJ, CTC-EB/CAPES
Alice Akemi Yamasaki - UFF
Andréa Rosana Fetzner - UNIRIO
André Gomes da Conceição. Rede. Municipal  do Rio de Janeiro e C. Brig. Newton Braga.
Angela Maria Barcellos Souza e Silva - IFRJ
Anne Michelle Dysman Gomes – UFF
Antônio Claudio Menezes – FAETC, ISERJ e Red. Municipal do Rio de Janeiro
Bernardo Karam - UFRJ
Carlos Alberto de Freitas - IFRJ
Celinéia Paradela Ferreira,  Diretora  da Escola Nau
Claudia Marcia Borges Barreto - UFF
Cristina Vermelho - UFRJ/CCS
Denise Rosa Lobato – Rede Municipal – RJ e ex diretora do SEPE .
Dinah Vasconcellos Terra - UFF
Eliana Maria Vinhaes Barçante. UERJ
Fernando Nogueira - Rede Particular
Gustavo Henrique Cornélio. Colégio SANTO Agostinho – NL
Jaime Ribeiro Borges Júnior - Colégio Estadual Herbert de Souza.
José Arthur Duarte Camacho - IFRJ
Leda Fraguito Esteves de Freitas – Red. Pub. Estadual RJ
Lucia Teresa Romanholli – Rede Municipal do Rio de Janeiro
Lucrécio Sá - UFRN
Maria Auxiliadora Delgado Machado - UNIRIO
Maria do Carmo Galliazzi - FURG
Maria Dalva Casemiro - Rede Privada
Maria Elena Viana Souza - UNIRIO
Marcos Tadeu Couto, IFRJ
Marcos Costa – Rede Particular
Maria Luiza Süssekind - UNIRIO
Maura Ventura Chinelli - UFF
Miriam Reis de Andrade Guimarães -UNIRIO/CEDERJ
Mônica do Valle - Unirio
Nathalia Christine Santos Correa da Silva - Rede Municipal de Caxias
Rafael Almada - IFRJ e ex-assessor especial do MEC
Reinaldo Antonio-Rede Púb. Municipio do Rio de Janeiro
Regina A Correia Trindade - UFRJ
Rosália de Oliveira Lemos - IFRJ  e Diretora da E'LÉÉKÒ
Rosangela Tardelli Andrade – Red. Pub. Estadual
Sheila Conde – CEFET e FAETC

Vera Regina S. Santos - UERJ

Nenhum comentário: